As nossas

Notícias

Novo motor a gasolina 1.3 TCe FAP chega à Dacia

O novo motor a gasolina 1.3 TCe FAP chega à Dacia para equipar o “best seller” Duster, mas também o polivalente Dokker e o familiar Lodgy. Desenvolvido pelo Grupo Renault, em parceria com a Daimler, o propulsor que faz parte da última geração de motores com filtro de partículas, desenvolve 130 cavalos de potência e é sinónimo de excelentes prestações e consumos referência no seu segmento de potência. Há mais “vida” no Duster, Dokker e Lodgy.

Com uma sucessão de recordes de vendas anuais desde que iniciou a comercialização dos seus modelos na Europa, e um crescimento consistente de vendas também em Portugal desde 2008, a Dacia dá mais um passo rumo ao sucesso, com a introdução do motor 1.3 TCe (Turbo Control efficiency).

Adotado nos modelos Duster, Dokker e Lodgy, que, em conjunto, representam 32% das vendas da marca no mercado nacional, o novo propulsor reforça os argumentos da gama Dacia, acompanhando a tendência de crescimento das motorizações a gasolina por toda a Europa, mas também em Portugal.

 

Motor na vanguarda da tecnologia

Nascido no âmbito da estratégia de racionalização da gama de motores traçada em parceria com a Daimler, o novo motor 1.3 TCe recorre à tecnologia Turbo Control efficiency patenteada pelo Grupo Renault, tendo sido já desenvolvido segundo as diretrizes do protocolo WLTP e harmonizado com a norma ambiental EURO 6D-TEMP, cuja entrada em vigor é apenas obrigatória em setembro deste ano.

Recheado de tecnologia, o propulsor, de elevada eficácia em termos de rendimento e consumos, recorre a soluções tecnológicas de vanguarda. Entre elas, destaque para o “Bore Spray Coating”, um revestimento especial dos cilindros que melhora a sua eficiência energética através da redução do atrito e otimização do calor (e que foi herdado do motor do Nissan GT-R), mas também para o desenho específico da câmara de combustão, capaz de otimizar a mistura de combustível/ar e que, ao garantir o aumento do nível de pressão de injeção direta de combustível, torna a resposta do motor mais vigorosa e, simultaneamente, mais linear.

O sistema “Dual Variable Timing Camshaft”, que gere as válvulas de admissão e de escape em função da carga do motor e que permite a exploração de um maior binário a baixas rotações e de um binário mais linear nas rotações mais elevadas, é outro dos elementos inovadores do propulsor 1.3 TCe, com claros benefícios para o consumo de combustível. Da mesma forma que, a adoção de um filtro de partículas (FAP) da última geração, contribui para um mais eficaz controle das emissões poluentes.

Integrando todas estas inovações, o bloco de quatro cilindros e 1332 cm3 apresenta-se como um dos mais avançados e tecnológicos motores do mercado, capaz de proporcionar elevado prazer de condução, qualquer que seja o regime de rotação.

 

Consulte aqui o Comunicado de Imprensa (formato PDF)

Porquê escolher a RRG

A nossa promessa para com os nossos clientes

Presentes, todos os dias, por toda a Europa, dedicamos e adaptamo-nos para simplificar a vida do nosso cliente.

Privacy Preference Center